segunda-feira, setembro 25, 2006

Empadão de Carne e Chouriço

Ingredientes Puré

Batatas
Sal
Leite quente
Pimenta
Manteiga

Fazer o puré e reservar.

Ingredientes Carne
Carne de vaca moída (400gr)
Azeite (5colheres de sopa)
1 Alho picado
1cebola média picada
6 Rodelas de chouriço picadas
Meia lata de tomate triturada
Meio copo de vinho branco-sal e pimenta (q.b.)
2 Gemas de ovo
Confecção
Numa frigideira deitar o azeite a cebola e alho picado deixar refogar juntar a carne com o chouriço e fritar durante 5minutos juntar o tomate triturado, o vinho temperar de sal e a pimenta. Mexer e deixar apurar um pouco. Num pirex deitar uma camada de puré, a carne e outra de puré alisar e deitar as gemas por cima decorar ao gosto, levar a gratinar até alourar. Servir com salada

Bolo de Fubá de Milho




Este bolo é maravilhoso para um lanche com cházinho,agora já vai apetecer fazer mais eu faço esse bolo já alguns anos e acho muito bom .

Ingredientes
2 chávenas de farinha de milho
2 chávenas de açúcar em pó
1 chávena de farinha de trigo
200 gramas de manteiga(amolecida)
4 ovos
1 garrafa (200 ml) de leite de coco
1/2 chávena de leite
3 colheres de queijo parmesão
1 colher de sopa de fermento em pó
manteiga /farinha para untar e polvilhar
açúcar em pó para polvilhar
Confecção
Numa tigela grande bata bem a manteiga com o açúcar  até obter creme.-separe as gemas das claras.deite as gemas no creme e bata mais um pouco.Deite então as farinhas de milho e de trigo aos poucos bem como o fermento em pó,alternando com o leite e sem parar de bater.acrescente o queijo ralado e volte a mexer.-bata as claras em castelo(neve) e envolva-as delicadamente na mistura anterior mexendo sem bater.-coloque o preparado numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.-leve ao forno pré-aquecido a 175/180 durante 45 minutos.Vá verificando,retire e desenforme.Polvilhe se quiser com açúcar em pó.

Tarte Romeu e Julieta


Torta Romeu e Julieta

ingredientes:massa:1 pacote de bolachamaria ou biscoito maisena(200gr)
meia xicara de mnteiga sem sal ou meio sal
recheio:1 xicara de chá de leite
1 colher de sopa rasa de maisena
200gr de ricota ou requeijão
1 lata de leite condensado (doce de leite)
3 ovos
cobertura:200gr de goiabada
meia xicara de água
modo de fazer:triturara os biscoitos e misturar com a manteiga derretida.coloque numa forma de fundo falso.no liquidificador bata os ovos ,a ricota ,o leite condensado e o leite com a maisena misturada, misture tudo e deite na forma e leve ao forno pré aquecido a 170% por uns 30 minutos até dourar.leve ao lume a goiabada e a água até dissolver.deite a cobertura na torta e deixe esfriar e coloque no frigorifico.

Queijadinhas da MÓNICA




1 litro de leite,500g de açucar,200g de farinha,50 g de margarina,8 ovos,1 pau de canela,canela em pó para polvilhar.Levar o leite ao lume com o pau de canela, juntar a margarina e deixar ferver.Misturar a farinha com o açucar e os ovos e mexer bem até ficar um creme bem homogênio.Adicionar cuidadosamente o leite quente no preparado de ovos mexendo constantemente .Untar e polvilhar forminhas de queijadas e encher.Levar ao forno pre-aquecido a 190º por cerca de 20 a 25 minutosDepois de prontas desenformar e polvilhar com canela.
obs.as queijadas da Mónica fazem sucesso aqui em casa.eu fiz em formas de silicone e deu um sem fim de queijadas maravilhosas.

Arroz de polvo


Arroz de polvo
ingredientes:1 polvo pequeno
oliva(azeite)q.b
1 cebola média picada
salsa picada q.b
1 alho picado
1 folha de louro
sal q.b
2 tomates de lata picados
arroz q.b
modo de fazer:cozer o polvo na panela de pressão durante 35 minutos(não por sal no polvo).cortar e reservar.reservar o caldo da cozedura do polvo.refogar a cebola no azeite juntamente com a salsa , o alho e o louro,mexer e juntar o tomate,deixar refogar um minuto sempre mexendo,juntar caldo da cozedura suficiente e metade de água ,deitar sal quando ferver deitar o arroz e o polvo ,controlar para se precisar de mais água ou caldo .

Empadão de bacalhau


Esta receita foi feita por mim , nesse dia tinha vontade de fazer um bacalhau diferente e o resultado foi um sucesso.
Empadão de bacalhau
ingredientes:bacalhau cozido e lascado q.b
espinafres cozido e picado grosso q.b
cebola pequena picada fininho
azeite q.b
pimenta/manteiga para o puré q.b
batatas cozidas c/sal para o puré q.b
leite qb e meio pacote de natas pra o puré
2 gemas de ovo.
modo de fazer:passar as batatas a puré,e juntar a mnteiga e a pimenta,mexer e juntar as natas e completar com o leite até ficar bem cremoso.numa panela deitar o azeite e a cebola e levar ao lume até ficar transparente,juntar os espinafres mexer bem e juntar o bacalhau ,temperar com pimenta e sal se precisar.num pirex deitar uma camada de puré e outra com a mistura do bacalhau e completar com o restante puré ,alisar e deitar as gemas com uma colher espalhar e levar a dourar .servir com salada.
obs:esta receita também está publicada num site onde eu participo.