sábado, março 31, 2012

Tarteletes de Curd de Limão com natas e fruta

Ás vezes precisamos de algo doce mas que não seja doce ...e esta é a sobremesa ideal!!! É uma sobremesa muito boa ,já tinha feito uma tarte em que levava o Curd de limão ou Lemon Curd mas ia ao forno ...A receita com algumas alterações veio deste blog que costumo visitar .
http://paracozinhar.blogspot.pt/

Ingredientes para cerca de 30 unidades
1/2 receita de curd de limão
Morangos/Kiwi
1 pacote de Natas
Açucar q.b

Curd de Limão (Lemon Curd)
3 limões
3 ovos
60gr de manteiga sem sal
225gr de açúcar
Preparação
Lave bem os limões. Num tachinho coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, e leve ao lume até dissolver tudo muito bem.
Entretanto bata os ovos, muito bem batidos com uma vara de arames.
Retire a mistura de limão, açúcar e manteiga do lume e adicione os ovos batidos sem parar de mexer. Leve novamente ao lume (brando), sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar.

Massa
100g de açúcar em pó
300g de farinha
125g de manteiga
2 gemas de ovo
2 colheres de sopa de leite

Preparação
Numa taça coloque o açúcar em pó, a manteiga e as gemas e bata com a batedeira eléctrica (ou à mão) até obter uma mistura lisa. Aos poucos e poucos vá acrescentando a farinha, sem deixar de bater com a batedeira. Junte depois o leite (que poderá não juntar se achar que a massa está no ponto, ou juntar um pouco mais se a achar demasiado seca.)
Retire a massa da tigela e amasse um pouco mais com as mãos na bancada enfarinhada.
Forre depois as forminhas de queques ou de tarteletes com a massa e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as a massa estar cozinhada e ligeiramente dourada nas pontas. Deixe arrefecer completamente.
Encha depois as tarteletes com o curd de limão preparado anteriormente.Bata as natas com o açucar ao gosto e deite com uma colher por cima do curd de limão e decore com as frutas ao seu gosto.

P.S:não encher demasiado as forminhas senão tem de tirar o excesso com uma colher depois de feitas como me aconteceu .