terça-feira, novembro 11, 2014

Marmelos e Batatas Doces assados no Forno

Confesso que a minha versão Marmelo para comer é mesmo a versão crua...adoro..habituada desde que me lembro.. ver a minha mãe comer o marmelo cru e também eu sempre o fiz ...porque gosto!!
Há pouco estive na casa do meu pai e num desses dias depois de vir das compras diz me ele...olha o que o pai trouxe para ti...e lá estava o belo do marmelo cheiroso para eu comer descascado cru aos bocados...coisas de família..simples..com muito significado!!
Desta vez vamos fazer a versão forno...assados...e que maravilha saíram e como não pode haver Marmelos sem Batata Doce ..aqui estão elas assadinhas como eu gosto!!

Marmelos
Ingredientes
4 marmelos partidos em quartos e descascados
150 ml de mel
200 ml de água
200ml de vinho do Porto
2 paus de canela
sumo de limão
Confecção 
Colocar num tacho a água com o mel, o açúcar,o sumo de limão, o vinho do Porto, a canela .
 Levar ao lume e deixar ferver por uns instantes
Num pirex, coloque as metades do marmelo e regue com a calda preparada.
Leve a assar em forno pré-aquecido (a 180ºC) e vá virando e regando os marmelos com a calda de vez em quando e deixe assar durante +- 1hora e 20minutos.Se vir que a calda desaparece muito rápido tapar com folha de papel de alumínio.

Batatas Doces
Ingredientes
 Batatas Doces
Confecção
Lavam-se bem as batatas doces e colocam-se na grelha do forno ou num pirex de forno.
Levam-se ao forno a 180º cerca de 1h30m.A meio viram-se as batatas.Perto da 1h30m apalpam-se as batatas e se o dedo já afundar na casca é sinal que já estão assadas .
Bom apetite!